quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Sindsep realiza Audiência Pública para discutir sobre os ex-guardas da extinta Sucam

Audiência Pública será realizada hoje a partir das 9:00 horas da manhã, na sede administrativa do sindicato dos servidores públicos federais civis no Estado do Amapá (Sindsep) . A audiência pública denominada como frente sindical em defesa dos ex-guardas da extinta Sucam, hoje Funasa. A proposta tem como objetivo reforçar a luta sobre projetos que estão na Câmara dos Deputados em Brasília e produzir um dossiê para cobrar providências junto ao Governo Federal sobre a contaminação dos antigos servidores em decorrência da intoxicação através do manuseio e exposição ao inseticida DDT. O pesticida DDT (sigla de Dicloro-Difenil-Tricloroetano), é sintetizado, barato e altamente eficiente a curto prazo, mas a longo prazo tem efeitos prejudiciais à saúde humana, como demonstrou a bióloga norte-americana Rachel Carson, em seu livro Primavera Silenciosa. De acordo com Carson, o DDT pode ocasionar câncer em seres humanos e interfere com a vida animal, causando, por exemplo, o aumento de mortalidade entre os pássaros.
O veneno acumula-se no organismo dos seres vivos - no caso do homem na glândula tireóide, fígado e rim, causando edema pulmonar, câncer, cirrose, doenças cardiovasculares, distúrbios mentais, tosse, rouquidão dentre outras doenças. Estes malefícios podem demorar até 30 anos para se manifestar no organismo humano.
Segundo Hedoelson Uchoa, secretario geral do Sendsep, “hoje muitos servidores se encontram doentes, alguns já se aposentaram e outros já morreram e não tiveram o apoio devido do governo. Até porque esses trabalhadores que trabalhavam com do DDT não tiveram as devidas precauções. Nossa reivindicação é que o servidor tenha atendimento médico e garantia da realização dos exames que comprovem o DDT na corrente sanguínea, esse exame não é realizado no Estado”, ressaltou.
Proibido no Brasil em 1995. O uso do DDT na agricultura três anos depois, seu manejo foi vetado, também, em ações de saúde pública, como no combate à malária. Mas até hoje, muitos trabalhadores que aplicavam o produto sofrem com a intoxicação provocada pelo inseticida.
No Amapá existiam 524 servidores, atualmente esse número está reduzido em menos da metade.
O Brasil por mais de 50 anos os Guardas da extinta Sucam usaram o (DDT) para combater a malária. Eles manuseavam o produto sem a mínima segurança. Usavam os recipientes para acondicionar alimentos.
Hoje o país conta com uma enorme dívida em matéria de respeito aos direitos humanos com esses homens. Eles que por muitos anos salvaram vidas, hoje estão morrendo.
Assim como o Acre, o Pará, o Amazonas, o Amapá é outro Estado amazônico que tem um número considerável de servidores e familiares contaminados pelo DDT, usado exaustivamente durante muitas décadas no combate aos mosquitos transmissores de doenças tropicais (malária). A pensão é uma importante ajuda para os ex-guardas, que precisam enfrentar um tratamento médico caro, já que a rede pública hospitalar, mesmo sob ordem judicial, renega atendimento prioritário a eles, além disso, existe a precarização de medicamentos e técnicos em saúde para um eficaz atendimento.
Segundo informações de um servidor infectado a amplola custa 6 mil e o tratamento para câncer é aproximadamente 96 mil e o exame só foi possível realizar através do governo do Estado que encaminhou para São Paulo.
O Sindsep vai disponibilizar transporte para os servidores vítimas de câncer ou contaminação pelo DDT, para participar da audiência. O encontro vai reunir parlamentares, servidores e representante do Governo Federal.

Abrigo dos mototaxistas é recolocado


o abrigo que havia desaparecido da Av. Fab que os mototaxistas a dias atrás estavam reivindicando, foi recolocado. Agora eles avisam que estão de olho!!!
A próxima providência é forrar com PVC, já que esta estrutura para muitos não se adequam com o calor sentido pelos macapaenses. Segundo a classe, será feita uma coleta com os mototaxistas que por alí passam.

Alcoólicos anônimos intensificam trabalho de recuperação de pessoas


Os associados ao grupo Alcoólicos Anônimos (AA) aproveitam para estudar o programa de reformulação de vida e se confraternizar. O Alcoólicos Anônimos está presente em quase todos os municípios
Segundo o coordenador de divulgação do AA do estado do Amapá, Alberto Mendes , os grupos também estão presente em quase todos os bairros de Macapá.
Seus colaboradores ensinam pelo exemplo e orientam por meio da experiência obtida na persistência em permanecer sóbrio e alcançar serenidade.
De acordo com o coordenador, são nas reuniões que acontecem as trocas de experiência.

“Acreditamos que a partir do momento que um alcoólatra conversa com outro alcoólatra a respeito de seu problema, a vontade de beber dos dois, diminui”.
Esclareceu ainda, que aliado à troca de experiência, o AA tem um programa de recuperação individual de 12 passos, “porque nós acreditamos que a doença do alcoolismo não é só física, ela é principalmente emocional”.
As informações sobre o funcionamento das reuniões e endereços dos grupos no Estado, segundo, podem ser obtidas pelo telefone 3222-5154.
O Atendimento é realizado de segunda a sábado de 8 às 12 e das 14 às 18 horas.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

SINE-AP completa 28 anos de serviço no Estado

O Sistema Nacional de Emprego (SINE) no Estado do Amapá completou ontem 28 anos de existência. O festejo foi realizado pelos colaboradores da instituição, juntamente com os trabalhadores atendidos pelo Sistema. A festa foi no Sine-Central em Macapá e no SINE-Santana.
No Amapá, o SINE foi instituído em 1982 pelo Governo Federal, em convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e tem como órgão executor a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo. Na capital, o SINE funciona em quatro pontos (Sine-Central, Superfácil-Buritizal, Superfácil-Central e Superfácil-Zona Norte), no município de Santana em dois pontos (Sine-Santana e Superfácil), e em Laranjal do Jari também há uma unidade.
Segundo a gerente geral do SINE-AP, Socorro Lacerda Pimentel, a prioridade é colocar o trabalhador no mercado funcional. Para alcançar este objetivo, não basta cadastrá-lo no sistema e encaminhá-lo para a entrevista de emprego. Mas sim, prepará-lo para que passe da fase da entrevista com sucesso, sendo efetivado. Para isso os técnicos do SINE buscam incentivar a qualificação profissional, e através de palestras educativas orientá-los em como preparar um currículo e como se comportar durante a entrevista.
Os Postos de atendimentos estão distribuídos em Macapá, Santana, Oiapoque, Laranjal do Jarí além dos sistemas integrados que são os Siac, da zona sul e norte da cidade. Existe também um cadastro municipal de emprego que é conhecido como Simes, que tem postos em Pedra Branca do Amapari, Serra do Navio, Mazagão, e Oiapoque. Está previsto ainda para este ano a instalação de mais dois postos do sistema municipal de emprego em Ferreira Gomes e Porto Grande, tendo em vista, a instalação da Nova Hidrelétrica onde já se vislumbra uma grande demanda de empregabilidade.
Segundo informações dos servidores do Sine/AP a população em sua maioria vai ao Sine principalmente para buscar informações sobre seguro-desemprego, intermediação de Mão-de-Obra e apoio ao programa de geração de emprego e renda.
O Sine /AP oferece ao trabalhador que está em busca de emprego apoio em sua capacitação. Nos dias terça e quinta-feira acontece as oficinas de orientação para o trabalho, que tem como objetivo oferecer uma melhoria em termos de conhecimento para o mercado de trabalho. Para a gerente geral do SINE-AP, Socorro Lacerda, “ o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, mais exigente, e o sine/AP se preocupa em prestar um melhor amparo a esse trabalhador que recebe ao final da oficina uma certificação de participação”, destacou.

Limpeza será realizado no trajeto do Círio

Limpeza

A secretaria municipal de Manutenção Urbanística da Prefeitura de Macapá (Semur) está com equipes espalhados pela trajetória do Círio e entorno para a realização da limpeza. O trabalho está sendo desenvolvido noturnamente, já que durante o dia o movimento de pessoas e veículos é intenso. A Limpeza atinge também do trajeto a transladação. Serviços de capinação, raspagem de meio fio, pintura das faixas e outros estão na prioridade.

Já está sendo preparada a logística posterior a procissão para garantir que as ruas e avenidas fiquem novamente em boas condições de trafego. A orientação da secretaria é para que as pessoas levem sacolas de suas casas para depositar o lixo, como garrafas de água mineral o que deve suavizar o acumulo de lixo e o trabalho dos garis.

Segurança


Organizadores do Círio de Nazaré em Macapá recomendam alguns cuidados para manter uma maior segurança dos fieis durante a procissão. Dados do ano passado mostram que 150 pessoas foram assaltadas durante o trajeto. Cuidados como não levar bolsas, principalmente no caso das mulheres, não usar relógio, celular, priorizar dinheiro trocado entre outros. Além desses cuidados, haverá também o apoio de órgãos como o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil e Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) que vai instalar um posto de pronto atendimento em local ainda indefinido pelo órgão.

Infiltração no teto do Hospital da Criança e do Adolescente prejudica tratamento de pacientes que estão na UTI


Denúncias dão conta de que desde às 4 horas da madrugada do dia 07 de outubro a UTI da pediatria do Hospital da Criança e do Adolescente Drª Luciete Maria Pinheiro da está ocorrendo grande infiltração em sua estrutura. O teto apresenta infiltrações e os leitos estão ficando alagados. Segundo a mãe de um paciente que pediu para não ser identificada, os pacientes estão sendo deslocado para um leito improvisado, os enfermeiros estão tendo a preocupação com a contaminação, mas infelizmente a estrutura não ajuda, já que sabemos que um paciente que está na UTI precisa de mais cuidado”, desabafou.

Círio movimenta comércio de artigos religiosos




Faltando 2 dias para a realização de umas das principais festas religiosas do país, o círio de Nossa Senhora de Nazaré em Macapá tem movimentado o comércio da cidade. No centro comercial foram montadas algumas barracas que vendem especificamente camisas, imagens da santa, fitinha entre outros. A concentração da venda dos produtos para o círio fica localizada bem em frente da igreja de São José de Macapá.

A variedade de artigos religiosos é grande e os comerciantes garantem que atendem todos os públicos que procuram os produtos. Segundo a comerciante, Marisa da Silva “ vendo artigos religiosos principalmente na época do círio a mais de 30 anos só em Macapá, mudei para Belém, e lá também realizo esse tipo de trabalho há 12 anos, não deixo de vim vender em Macapá, porque além de comercializar, eu venho também rever a família”, afirmou.

A expectativa para lojistas e ambulantes é que o movimento tende a melhorar com a aproximação do Círio que acontece no dia 10 de outubro (domingo). A maioria dos produtos que são vendidos na cidade é confeccionada em Belém ou por produção própria. Para o vendedor Paulo Sérgio Ramos “ essa foi uma alternativa encontrada pela minha família para conter o desemprego e gerar uma renda extra. Peguei o dinheiro do seguro-desemprego e investir”, afirmou

O consumidor Raimundo França afirma que veio do Rio Baiano no município de Afuá para antecipar suas compras ele relata que já é tradição a compra de uma quantidade considerável de fitinhas para fazer a distribuição na localidade.

A contestação de muitos comerciantes é referente ao comportamento do consumidor, eles afirmam que a cada ano que passa muitas pessoas antecipam suas compras, o motivo seria o grande procura principalmente na sexta e no sábado que antecedem o Círio. Além desse motivo existe também a busca de uma maior variedade de produtos.

Veja preços de alguns produtos

Camisa simples – R$ 15,00 reais

Camisa Bordada à mão – 25,00 reais

Fitinha – 1 real

Chapéu – 10 reais

Sabonete do Círio – 2 reais

Abrigo dos mototaxistas desaparece misteriosamente


Os mototaxistas se queixam que durante a madrugada do dia 7 de outubro por volta das 4 horas da manhã, a estrutura que abrigava a classe desapareceu (mesma estrutura da parada nova de ônibus instalada na cidade pela prefeitura de Macapá). O abrigo estava localizado na frente do Hospital de Clínicas Alberto Lima, na Av. Fab esquina com a Jovino Dinoá. Diariamente os profissionais costumam ter local como apoio para esperar a solicitação de passageiros, já que é um dos locais mais movimentados da cidade. A reclamação é geral, os motociclistas estão impacientes e cobram das autoridades competentes as devidas providências. Segundo o mototaxista Vadenir Morais, “ nossa categoria se senti indignado pela situação, pensamos que pode ser política, porque a gente consegue uma estrutura para nosso abrigo e simplesmente do dia pra noite some, um bem que foi adquirido com muito sacrifício sumiu e hoje queremos saber o que foi que aconteceu”, desabafou.

Segundo informações dos mototaxistas regularmente o obrigo comportava cerca de 10 profissionais, contudo diariamente passam pelo ponto cerca de 50. A permaneça no ponto é feita de maneira alternada, assim que vaga um espaço é colocado a disposição de qualquer outro que o espaço. A vaga é rotativa.

Semur realiza campanha de arrecadação de brinquedos


A secretaria municipal de Manutenção Urbanística da Prefeitura de Macapá (Semur) realiza ação para arrecadar brinquedos. Os objetos serão doados as crianças filhos dos catadores da lixeira pública de Macapá. Serão beneficiadas aproximadamente 200 crianças. Segue até o próximo dia 14 de outubro a arrecadação de brinquedos e dia 15 será distribuído. Segundo a secretária municipal de Manutenção Urbanística, Gláucia Regina Maders,” esse foi um projeto que começou somente para os servidores da casa, mais devido a mobilização a iniciativa dos colaboradores, o projeto tomou proporções maiores”, afirmou.

Podem ser doados brinquedos novos ou usados em bom estado de conservação. As doações devem ser feitas no prédio da secretária, que fica localizada na Av. Maria Quitéria, 317 – Trem. As pessoas interessadas em fazer doações podem entrar em contato pelo 4009-1901.

Segundo especialistas, a brincadeira estimula a criança a interagir com as outras, desenvolve a sociabilidade e o uso da linguagem, além de estimular a amizade, ela aprende a compartilhar, a respeitar o direito dos outros e as normais estabelecidas pelo grupo.

É nessa atividade de lazer que a criança busca um sentido para sua vida. Sua saúde física, emocional e intelectual depende em grande parte dessa atividade lúdica. Os especialistas alertam ainda que, as crianças que passam muito tempo assistindo televisão e filmes, navegando na internet ou jogando vídeo-game são mais propensas a desenvolver problemas como obesidade, uso de drogas, alcoolismo, déficit de atenção e hiperatividade, além do baixo rendimento escolar.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

População amapaense está em alerta para a incidência nos casos de malária.



Casos de malaria tende a aumentar com o fim do período chuvoso


Com o período de intenso verão para os próximos meses a incidência de malária no estado do Amapá vem apresentando um significativo aumento no número de casos, principalmente na zona norte da capital. A informação é do departamento de vigilância em saúde do município de Macapá.
A malária é uma doença que está muito ligada aos problemas sociais. A falta de infraestrutura dos serviços de abastecimento de água, e assistência médico sanitária, a precariedade das habitações, aliados à grande mobilidade da população em áreas de risco, dificultam a atuação dos serviços de saúde para o controle e prevenção da doença.
A intensificação do combate à doença nos próximos meses, leva em consideração a sazonalidade da malária, que tende a aumentar com o fim do período chuvoso e conseqüentemente com a diminuição das chuvas a partir de agora, o calor contribuem para a formação de charcos, lagos e remansos nas proximidades das localidades com alto risco de transmissão de malária, que servem de criadouros para o mosquito transmissor. Para o biomédico da unidade básica de saúde Lélio Silva, Eldren Silva Laje, “Esses fatores são altamente propícios a surtos epidêmicos, principalmente nas áreas rurais dos municípios, por isso, precisamos redobrar a atenção nos próximos meses, já existe um reflexo pequeno no aumento de agricultores que chegam do interior infectados, a percepção é maior ainda devido a grande procura pelo tratamento na unidade de saúde e outro fator em particular é a proximidade do posto de saúde com a feira do produtor que está localizada no mesmo bairro e que fica quase de esquina com a unidade 24 horas ”, destacou.
A unidade básica de Saúde Lélio Silva atende principalmente a população dos bairros próximos, como é o caso do Novo Horizonte, Muca, Beirol, Congós. A diretora UBS Lélio Silva, Heloísa Maria Gama da Fonseca, afirmou ainda, que o posto costuma atender a demanda também de bairros distantes, principalmente aqueles que possuem linha de transporte coletivo cuja a rota coincide com a unidade de saúde.
No mês de setembro o posto atendeu 157 pessoas com suspeita de malária, destas 21 foram confirmadas. Especialistas orientam o Diagnóstico precoce e tratamento imediato.
Sintomas da malária
Os parasitas da malária multiplicam-se dentro das células sanguíneas vermelha. Sintomas da malária incluem febre, calafrio, dor nas articulações, vômito, anemia, hemoglobinúria e convulsões. O sintoma clássico da malária é ocorrência cíclica de frio súbito seguido por tremores de calafrio e febre. Por razões ainda pouco compreendidas, crianças com malária freqüentemente exibem postura anormal, a qual pode estar relacionada a dano cerebral. Malária pode causar problemas cognitivos, principalmente em crianças.
Transmissão da malária
Os hospedeiros e vetores de transmissão da malária são as fêmeas dos mosquitos do gênero Anofeles. Mosquitos jovens ingerem primeiro a malária ao se alimentar de um humano contaminado. Uma vez que o mosquito é infectado ele torna-se vetor da malária e pode contaminar outros humanos. Apenas a fêmea do mosquito alimenta-se de sangue, desta forma os machos não transmitem malária. As fêmeas do mosquito do gênero Anofeles preferem se alimentar de noite. Elas geralmente começam a procurar alimentação ao anoitecer e continuam pela noite adentro. Os parasitas da malária também podem se transmitidos por transfusão de sangue, embora isso seja raro.
Tratamento da malária
O tratamento da malária envolve medidas de suporte assim como medicamentos contra a malária. Com tratamento apropriado a pessoa pode esperar recuperação total da doença.
Prevenção e controle da malária
Os métodos usado para prevenir a dispersão da malária ou proteger as pessoas em áreas endêmicas incluem: erradicação do mosquito, drogas profiláticas, e prevenção de picadas de mosquitos. A transmissão da malária pode ser reduzida prevenindo-se as picadas de mosquito com repelentes e redes contra mosquitos, assim como controlando a proliferação dos mosquitos com inseticidas e drenagem de água parada onde eles depositam seus ovos.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Jorge Amanajás não chega e prefeito de Macapá busca novas alianças e avisa ao próximo governador que a parceria governo e prefeitura devem ser mantida



Prefeito de Macapá, Roberto Góes convocou ontem uma entrevista coletiva na sala de reuniões da prefeitura. Em pauta, o prefeito comentou sobre o resultado das eleições do último domingo e sobre as medidas que a administração municipal adotou após a realização da operação Mãos Limpas.
Roberto Góes afirmou que esta eleição foi muito tumultuada e que o eleitor participou mais ativamente. Segundo ele, o próximo governador do estado deve prioritariamente defender os interesses do município e que independente de seu posicionamento político para o segundo turno, questão que ainda deve ser discutida pelo PDT e pelo DEM, partido da vice-prefeita de Macapá, Helena Guerra, o novo governador deve ter compromisso com a comunidade. Para Roberto Góes, o governo e a prefeitura devem manter a mesma parceira. Um dos motivos apontados é a concentração de 70% de população amapaense vivendo na capital, o que acarreta vários problemas estruturais para cidade. Ele afirmou ainda, que a prefeitura de Macapá (PMM) obteve vários avanços decorrentes da parceria com o governo anterior, gestado pelo ex-governador Antonio Waldez Góes da Silva. Outro assunto abordado durante a coletiva foi a recente operação deflagrada pela Polícia Federal. A Operação Mãos Limpas decorreu de um inquérito no Supremo Tribunal de Justiça que tem como relator o ministro José Otávio Noronha.
A Operação : No mês de setembro foram deslocados 600 policiais federais para cumprir no Amapá e em outros três estados, 18 mandados de prisão, 87 mandados de condução coercitiva e 94 mandados de busca e apreensão. Durante a operação os policiais entraram em diversos órgãos públicos na capital do estado. A Prefeitura de Macapá e a Assembléia Legislativa foram lacradas para a realização de busca e apreensão. A sede do governo estadual, o Palácio do Setentrião, também foi cercado por policiais.
O prefeito de Macapá, Roberto Góes, afirmou que em decorrência da Operação Mão Limpas, estão sendo tomadas algumas providências administrativas no que se refere a preocupação de uma gestão transparente, para isso realizou um levantamento de funcionários citados na Operação, tanto efetivo como nomeados do quadro da prefeitura envolvidos com as denúncias. Os servidores estão sendo afastados de suas atividades, alguns por iniciativa própria e outros estão recebendo pedido de afastamento. “As providências estão sendo tomadas para que não haja nenhum tipo de retaliação com relação a própria investigação”, afirmou Roberto Góes.
Outra preocupação da gestão municipal é a reorganização da arrecadação e o esclarecimento das investigações da Operação Mãos Limpas. O prefeito está exonerando os envolvidos e recebeu a orientação da Procuradoria Geral do Município para cancelar todos os contratos temporários de servidores citados nas investigações. A operação atingiu a Empresa Municipal de Transportes Urbanos (EMTU), Secretaria Municipal de Administração (semad) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed), órgãos ligados a prefeitura de Macapá.
Em recente reunião com todos os gestores do município, ficou definido que os próximos 3 meses haja uma concentração na redução de gastos com transporte, telefone, aluguel de carro entre outros. Segundo Roberto Góes, “é importante a manutenção da máquina pública, precisamos começar o ano com mais tranqüilidade”, destacou.

Devido a redução no orçamento da prefeitura, Roberto Góes definiu 5 grandes vertentes para investimentos no ano de 2011 que são: saúde, com a ampliação de um posto 24 horas; educação com a intensificação do programa escola vida; asfaltamento, limpeza da cidade e uma política mais eficiente de trânsito.

Macapá vai ao segundo turno. Agora a população espera a divulgação das novas alianças

Depois de um turbulento processo eleitoral, os eleitores do estado do Amapá usaram o poder do voto para decidir, através das urnas,quais políticos teriam a chance de governar o Amapá.Tanta confusão antes das eleições que teve como principal consequência a ida para o segundo turno. Lucas Barreto (PTB) e Camilo Capiberibe (PSB) seguem na corrida para comandar o estado, após disputa voto a voto. Com 99,10% das urnas apuradas, Barreto teve 95.299 mil votos (28,93 dos votos válidos). Capiberibe teve mais de 94.504 mil votos (28,69% dos votos válidos), pouco à frente de Jorge Amanajás (PSDB), que ficou com mais de 92.978 mil votos, o correspondente a 28,23% do total. Agora, estamos na espera da divulgação de novas alianças. É esperar para conferir.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

conheça a diferença entre votos válidos, nulos e brancos


Neste ano, será anulado o segundo voto ao Senado, se o eleitor escolher duas vezes o mesmo candidato


De acordo com a Constituição Federal e com a Lei das Eleições, são válidos somente os votos nominais e os de legenda.

Ou seja, nas eleições proporcionais (deputados federal e estadual), é possível optar por dar seu voto a um candidato ou ao partido/coligação de que ele faz parte.

Para votar na legenda, basta apertar os dois primeiros algarismos do número do candidato que identificam o partido e apertar a tecla "confirma".

Como validar seu voto na urna:

Digite o número do candidato de sua preferência e, na tela, confira a foto, o número, o nome e a sigla do partido do candidato. Se as informações estiverem corretas, aperte a tecla verde que diz "confirma". Se não aparecerem na tela todas as informações sobre o candidato escolhido, aperte a tecla laranja que diz "corrige" e repita o procedimento.

A cada voto confirmado, a urna emitirá um rápido sinal sonoro. Após o registro para presidente, a urna emitirá um sinal sonoro mais intenso e prolongado e aparecerá na tela a palavra "fim".


Votos nulos

O voto nulo é todo aquele que não pode ser contado para efeito de resultado eleitoral em razão de algum vício na manifestação da vontade do eleitor ou alguma dúvida sobre ela. A urna eletrônica reconhece o voto como nulo quando o eleitor escolhe um candidato que não obteve o deferimento do registro de sua candidatura, constando seu nome na urna eletrônica ou não.

Outro meio de o voto ser anulado é digitar um número que não existe e apertar a tecla confirma.

No pleito deste ano, também será anulado o segundo voto ao Senado, caso o eleitor escolha duas vezes o mesmo candidato.

Votos brancos

É o outro voto que não pode ser contado para efeito de resultado eleitoral por não ter sido endereçado a qualquer candidato ou, no caso das eleições proporcionais, também a nenhuma legenda partidária. A urna eletrônica possui tecla específica que, acionada, registra o voto em branco.

A diferença entre votar nulo ou branco

Os votos nulos ou brancos não interferem no resultado de uma eleição, porque não fazem mais parte dos cálculos eleitorais. Entretanto, é importante considerar que esses votos contribuem para a menor legitimidade de uma eleição.

Isso implica dizer que, em uma eleição, seja ela majoritária ou proporcional, quanto maior o número de votos nulos e brancos, menor a necessidade de votos válidos para que um candidato seja eleito.

Amapá: lista de candidatos a senador

Às vésperas da eleição muita gente ainda não sabe em que votar. Embora, os candidatos se esforcem para conseguir mais votos e atrair eleitores, nem sempre é fácil.

A lista abaixo foi retirada do site do TSE na sexta-feira (1º) e, segundo o site, contém dados atualizados até as 7h30 de quinta-feira (30/9, versão 1.1.9). Ela inclui nomes com candidatura deferida e indeferida. Para saber a situação atualizada de determinado candidato, favor consultar a página: http://divulgacand2010.tse.jus.br/divulgacand2010/jsp/index.jsp

Veja a seguir número, nome completo, nome de urna e partido. A lista está em ordem alfabética.

123 - ANTONIO WALDEZ GOES DA SILVA - WALDEZ - PDT - Deferido
651 - ASTALAYR MARTINS - ASTALAYR - PC do B - Renúncia
160 - CLAUDIO DE ANDRADE GOIS - CLAUDIO VIGILANTE - PSTU - Indeferido
152 - GILVAM PINHEIRO BORGES - GILVAM BORGES - PMDB - Deferido
401 - JOAO ALBERTO RODRIGUES CAPIBERIBE - CAPI - PSB - Deferido com recurso
456 - JOAO BOSCO PAPALEO PAES - PAPALEO - PSDB - Deferido
131 - MARCOS ROBERTO MARQUES DA SILVA - PROFESSOR MARCOS - PT - Deferido
500 - RANDOLPH FREDERICH RODRIGUES ALVES - RANDOLFE - PSOL - Deferido